O Projeto de Lei que pretendia a mudança do nome da Rua 7 de Setembro em Palmas, sul do Paraná, não recebeu novas votações durante as sessões extras convocadas para esta quarta-feira pelo Poder Legislativo. Como repercutiu negativamente, o autor do projeto  apresentou uma emenda modificativa interrompendo o trâmite da matéria.

Alteração do nome da Rua 07 de Setembro gera contestações

 

A proposição apresentada à Casa pelo vereador, Wilmo Rodrigues Correia da Silva (PMDB,) pretendia prestar uma homenagem ao político e médico palmense, José Maria de Araújo Perpétuo, o Dr. Zé Maria, falecido em 2009. Após ter sido amplamente divulgado e discutido na programação jornalística da Rádio Club e no RBJ, a população se manifestou contrária à mudança, visto que há décadas a referida via é referencial para os palmenses, bem como para a população da região próxima.

Comerciantes da região também se colocaram amplamente contrários, visto que, a alteração representaria transtornos e prejuízos para os mesmos, dentre outros fatores, pela necessidade de alteração de todo o material gráfico e documentos existentes. A maioria dos vereadores a partir das contestações públicas atenderam  o clamor popular e somaram-se à posição dos vereadores Nilo Deitos (PSD) e Alberto Tahler (PTB) que na última segunda-feira votaram contra a alteração, manifestando igualmente posição contrária,  e não aprovariam  a matéria durante as votações de hoje.  Com a alteração da referida lei, a proposição agora é utilizar o Paço Municipal como espaço de homenagem ao ex-prefeito do município.