Por Luiz Carlos Bittencourt

        Iniciou na segunda-feira, estendendo-se até ao meio dia desta quinta-feira, dia 26 de agosto, na Casa de Formação Divino Mestre, encontro dos Presbíteros do Regional Sul 2 da CNBB Estado do Paraná. O assessor é o Pe. Wilson Groh, do clero da Arquidiocese de Florianópolis. A temática central do encontro é a “Mística e social”, enfocando a convivência e compartilhando as experiências. Explica o palestrante: “É o social em direção ao mundo dos empobrecidos, dos grandes congregados urbanos e a recuperação da fraternidade presbiteral”.
        O encontro tem a presença de cerca de 140 padres e a participação de dom Francisco Bach, bispo da Diocese de Toledo e o Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba Dom Moacir José Vitti, presidente da CNBB do Estado do Paraná.
        Conforme dom Moacir, a importância do encontro dos presbíteros do Paraná está relacionado as questões do desenvolvimento do trabalho dos padres nas suas comunidades: “Estamos analisando como está a caminhada de conscientização de nossos padres para que realizem o seu ministério dentro da realidade em que vivemos hoje”. Disse o presidente da CNBB que são muitos os desafios sociais enfrentados pelos padres: “Nesse encontro temos a preocupação de fazer com que os padres, dentro do próprio ministério, também se preocupem com a realidade social que vive nosso povo e que espera da Igreja, essa participação para solucionar os graves problemas que nós vivemos, sobretudo, a desigualdade entre as classes do povo. Por isso o tema desse encontro está procurando ajudar aos padres para que possam colaborar na solução dos problemas sociais”.