O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), apresentou na sessão de terça-feira (10) o Projeto de Lei 197/2016, que concede ao Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná. O projeto segue para as análises das comissões.

Natural de Cascavel, Oeste paranaense, Dom José nasceu em 19 de abril de 1960. Seus primeiros anos foram vividos no interior do município de Guaraniaçú. O estudo fundamental desenvolveu no Colégio Marista de Cascavel. Entrou no seminário São José, de Cascavel , em 1974. Em seguida foi para Curitiba, sempre no Seminário Diocesano, onde fez seus estudos médios.

Em 1978 iniciou os estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O curso teológico começou em 1982, no Studium Theologicum, sempre em Curitiba. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1985, na Catedral de Cascavel, a partiu, em 1988, para estudos especializados no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma.

Em meados de 1992 assumiu a direção do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Cascavel , atuando também como professor de sagrada escritura, no Cintec- Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel .Em 2002 foi morar em Belo Horizonte, e em seguida em Roma, para estudos doutorais. Estes foram concluídos em dezembro de 2004. Foi pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel – PR.

No dia 23 de novembro de 2005, Dom José recebeu o 3ª grau do sacramento da Ordem, o episcopado da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, na Catedral N. Sra. Aparecida da Arquidiocese de Cascavel. No dia 09 de dezembro de 2005 tomou posse na Concatedral Nossa Senhora da Glória em Francisco Beltrão, e em Palmas no dia 11 de dezembro de 2005, na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, tendo como lema inspirador de seu múnus episcopal: “fazei discípulos… ensinai”.

Após 9 anos de Bispado na Diocese, em 7 de janeiro de 2015, o Papa Francisco nomeia Dom José como Arcebispo de Curitiba. No dia 19 de março, em uma celebração com mais de três mil pessoas na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, tomou posse na Arquidiocese.