Foto: Ademir Macagnan
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Ademir Macagnan

Há dois meses em Francisco Beltrão, indígenas retornaram para Laranjeiras do Sul. Hoje (06) a prefeitura disponibilizou um ônibus para levar as famílias que estavam acampadas em duas estruturas de pré-moldados de propriedade particular, localizados na Avenida Luiz Antonio Faedo, no Bairro São Cristóvão. Aproximadamente 60 índios estavam na cidade.

Durante o dia eles vendiam artesanatos no calçadão, as crianças pediam dinheiro nos semáforos. Sem condições mínimas para dormir e muitas vezes sem alimentos, parte do grupo indígena não tinha condições de retornar para sua Aldeia, na cidade de Laranjeiras do Sul.

Na tarde de ontem (05) o prefeito Cleber Fontana (PSDB) visitou as famílias e conversou com o representante, o qual aceitou a ajuda da prefeitura para retornarem a suas casas. Segundo o Secretário de Assistência Social, Leandro Legramanti, “o trabalho foi eficaz desde o primeiro contato com a população indígena que aqui estão pernoitando. Conversamos com o Cacique que responde por eles, o qual foi educado e entendeu nossos relatos sobre as dificuldades que estão passando, para se alimentar, o local onde estão que é impróprio”.

O Representante do grupo, Arlindo relatou que a população do bairro levava comida para eles, “ficamos mais de trinta dias. O pessoal arrumava comida para nós”.

“A ação só deu certa porque eles foram tratados com respeito. É importante destacar que a população indígena para a assistência social é um grupo prioritário. Desde o primeiro momento que o indígena vem ao município, ele precisa ser assistido pela assistência. Nas próximas oportunidade que tiver outras tribos no município vamos proporcionar um local adequado para ter uma permanência com qualidade e direitos reservados”. Frisa Legramanti.