A taxa de iluminação pública do município de Mangueirinha terá reajuste de 1,99% a partir de janeiro de 2020. A medida ocorre a partir de Decreto publicado pela prefeitura municipal nesta quarta-feira (13).

O reajuste, segundo o Poder Executivo, se dá pela necessidade de atualização do valor cobrado pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, para que não haja defasagem na arrecadação municipal e para manter o equilíbrio das finanças do Município. O reajuste da Unidade de Valor de Custeio (UVC), base de cálculo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, de 1,99% valerá para o ano de 2020.

De acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), a taxa de iluminação pública serve para a cobertura dos gastos com a ampliação, operação, manutenção, eficientização e consumo da energia elétrica da iluminação pública. Os valores podem ser reajustados anualmente, ou de acordo com a necessidade, para garantir a eficiência da arrecadação frente a despesas como: consumo de energia elétrica, manutenção e instalação de novas luminárias.