O prefeito Cleber Fontana assinou dois decretos nesta quinta-feira (03) relacionados ao Plano de Reabertura Gradual Empresarial e Comercial em Francisco Beltrão. O objetivo é ampliar ou permitir o retorno de algumas atividades de forma responsável e seguindo os protocolos da área de saúde.

“Temos consciência da dificuldade de vários segmentos que são importantes e estão há mais de seis meses paralisados. Em algum momento teríamos que dar início a esta abertura gradativa e entendemos que é agora. Graças a todo o empenho e trabalho da nossa equipe da saúde nenhum beltronense ficou sem atendimento médico e todos que precisaram tiveram acesso aos leitos hospitalares. Lamentamos as perdas de vidas em função da pandemia, mas agora precisamos adotar as medidas que estamos autorizando” relata o prefeito.

Um dos decretos amplia em uma hora o horário de funcionamento de restaurantes e similares. A partir desta quinta-feira (03) estes estabelecimentos podem funcionar até as 23h. O horário limite era 22h. Também autoriza jogos de bilhar, sinuca e snooker. Jogos de baralho permanecem proibidos.
Outra fase está prevista para iniciar no dia 14 de setembro com a permissão de eventos em clubes sociais, teatros, cinemas e estabelecimentos similares, com no máximo 50 pessoas. Na mesma data também serão permitidos jogos de futebol e outras modalidades esportivas, reunindo no máximo 25 pessoas. Para que estas liberações sejam iniciadas, haverá um parecer do setor de saúde.

O decreto prevê que a partir de 28 de setembro casas noturnas, tabacarias e lounges também funcionem. Em relação a casas noturnas, somente com camarotes, limitados a 10 pessoas por camarote. O número de pessoas em eventos pode chegar a 75.
Outra fase está prevista para ser adotada a partir do dia 5 de outubro, quando o número de pessoas nos eventos poderá ser ampliado para 100. As pistas de casas noturnas também poderão ser reabertas, sempre respeitando esse número máximo de pessoas.

Cores definem as fases

A secretaria municipal de Saúde também passa a adotar o sistema de cores para acompanhar a evolução do coronavírus. Serão seis cores diferentes, definidas observando todos os protocolos de saúde em relação ao número de casos, controle e prevenção da doença.
O branco permite a liberação total. O azul requer distanciamento social leve. O verde, distanciamento social médio. O amarelo determina distanciamento social seletivo severo. A cor laranja requer ampliação do distanciamento social e se for vermelho, significa lockdown, ou seja, bloqueio total para evitar a propagação do coronavírus. No momento o município se enquadra na cor verde.
A definição do plano contou com a participação do prefeito Cleber, da equipe da secretaria municipal de Saúde e da assessoria jurídica da prefeitura. “Diariamente estamos fazendo avaliações sobre a situação do coronavírus no município, no estado e no país. Planejamos esta retomada, mas é de suma importância que haja responsabilidade de todos os segmentos, pois a prevenção precisa ser mantida de forma permanente e séria. As avaliações continuarão sendo feitas diariamente porque a prioridade é a saúde e a vida das pessoas”, enfatiza Cleber.

 

fonte: assessoria