A prefeitura de Coronel Domingos Soares determinou que estabelecimentos comerciais de produtos e serviços não essenciais permaneçam fechados por mais sete dias. O novo decreto assinado pela prefeita, Dona Maria Antonieta, será publicado nesta sexta-feira (27).

De acordo com o documento, a medida se baseia na declaração de pandemia do Novo Coronavírus e pela confirmação de casos da doença no Paraná. Com isso, o Poder Público adota medidas para minimizar a propagação do vírus.

O decreto não abrange supermercados, padarias, farmácias, vendas de gás de cozinha e postos de combustíveis, que poderão funcionar, mas deverão adotar medidas para evitar acúmulo de pessoas nos seus ambientes e adotar demais cautelas de higienização. Os restaurantes poderão vender alimentos somente na modalidade de disk-entrega.

A realização de eventos, shows e demais atividades públicas que impliquem aglomeração de pessoas ficam suspensas por mais 15 dias. Na área da saúde, os receituários de medicamentos de uso contínuos e psicotrópicos deverão ter validade prorrogada para 90 dias, para a dispensação nas farmácias do município. Ficam suspensos os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do interior, por tempo indeterminado.

As aulas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil seguem suspensas. Salienta a Administração Municipal, que a adoção das medidas previstas no decreto deverá ser considerada pela iniciativa privada em regime de colaboração no enfrentamento da emergência na saúde pública. Todas as medidas poderão ser reavaliadas a qualquer tempo, de acordo com a evolução da pandemia, com o decreto sendo alterado, conforme se fizer necessário.