Em decreto assinado nesta terça-feira (02), a prefeita de Coronel Domingos Soares, Dona Maria Antonieta, autorizou a reabertura de todas as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços. Na última semana, as atividades consideradas não essenciais foram suspensas, como medida de enfrentamento ao coronavírus.

Conforme o novo decreto, o funcionamento de todas as atividades comerciais está condicionado à observância e controle obrigatório, quanto à proibição de aglomeração de pessoas e contato humano, assim como seja cumprido o distanciamento mínimo entre as pessoas, ficando o dono do estabelecimento co-responsável pela prevenção e combate ao coronavírus, inclusive do ambiente externo ao seu comércio.

Entre as medidas que devem ser cumpridas estão o limite de entrada de pessoas nos estabelecimentos; disponibilização de EPIs, álcool em gel a 70%, e realizar a aferição da temperatura corporal em seus colaboradores; higienizar pisos e banheiros em intervalos de três horas; manter disponível utensílios de higiene de mãos para clientes e colaboradores; entre outros.

Os restaurantes, panificadoras, lanchonetes e demais locais de venda e consumo de alimentos e bebidas poderão funcionar, desde que respeitando obrigatoriamente o distanciamento de pessoas e medidas de higienização. Os estabelecimentos do gênero poderão funcionar, no máximo, até as 21h.

Os estabelecimentos que descumprirem as restrições serão autuados pela Vigilância Sanitária, com penalizações que variam de multa até cassação de alvará de funcionamento.