Na próxima quinta-feira, dia 01 de Junho, estará em Palmas, sul do Paraná, o ex-prefeito de Três Rios, no Rio de Janeiro, Vinícius Farah, conhecido como “Prefeito Empreendedor”. No Centro Cultural Dom Agostinho, às 19h00, falará sobre Estratégias para o Desenvolvimento Econômico local. O evento é aberto  a todos os interessados e gratuito.

Promovido pelos Departamentos de Indústrias e Comércio e Agricultura, com o apoio da iniciativa privada, o evento tem por objetivos identificar o papel dos pequenos negócios no processo de desenvolvimento e disseminar conhecimentos sobre políticas públicas de sucesso.

O atual presidente do Detran do Rio de Janeiro é reconhecido pela excelência em gestão pública. Enquanto prefeito transformou seu município com a implantação de processos de desburocratização, reduzindo ao máximo o tempo para formalização de novas empresas e, com isso, facilitando investimentos empresariais. Como resultado, conseguiu a instalação de 2.462 novas empresas no período de oito anos. A arrecadação municipal anual passou de pouco mais de R$ 70 milhões para R$ 370 milhões de reais.

No evento em Palmas apresentará, de forma prática, o conjunto de iniciativas empreendedoras e a política adotada em Três Rios, que tiveram como base, a atração de empresas de diferentes portes e segmentos; ampliação da relação entre pequenos fornecedores e a Prefeitura, gerando aumento de 92%, de participação de MPEs nas compras públicas. Também mencionará sobre a instituição do Fundo de Aval, que possibilita acesso às oportunidades, inclusive àqueles que apresentam alguma restrição de crédito.

Conforme informaram os diretores dos Departamentos promotores, respectivamente, Edson Cassaniga e  Ari Zolet,  o ex-prefeito estará no município logo pela manhã quando se encontrará com o prefeito local e equipe de gestores públicos e também com vários empresários.