Por Everton Leite
Iniciou hoje, 02, em todo o Brasil o Censo 2010. Em Francisco Beltrão o primeiro entrevistado foi o prefeito Wilmar Reichembach. Os recenseadores foram até a casa do prefeito e a imprensa foi convidada para acompanhar a entrevista e divulgar a importância de responder corretamente os dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas, o Ibge. Os dados levantados nessa pesquisa servirão como base para recursos vindo do governo federal e desenvolvimento do município. Serão entrevistados, os moradores da cidade e interior até o final de outubro.
O questionário vai levantar as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros. As informações servirão de base para o planejamento público e privado da próxima década.
O chefe do Ibge em Francisco Beltrão, Paulo Roberto de Freitas disse que é importante que as famílias recebam os recenseadores, respondam corretamente o questionário e informem para os outros membros da casa para não repetir a pesquisa, é essencial que se tenha uma amostragem real da população.
Os funcionários do Ibge estarão devidamente identificados com colete, boné, palm-top e crachá.