O município de União da Vitória, sul do Paraná, passará a contar com mais uma instituição de ensino superior. Segundo o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv (PT), a cidade será sede de um câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do processo de interiorização da instituição. Através de intervenção da senadora Gleisi Hoffmann (PT), a cidade deverá receber inicialmente, cinco novos cursos. O processo para instalação dos novos Câmpus, já consta no orçamento 2015 da UFPR.

Ainda não estão definidos os cursos que deverão ser ofertados, pois a Universidade fará uma pesquisa de mercado, buscando novas opções e cursos que não existem na região. Sobre a estrutura física, o Executivo municipal buscará uma parceria com o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), para que, num primeiro momento, a UFPR possa acomodar seus cursos.

Nos últimos anos, União da Vitória tem firmado o seu nome como um polo educacional. Além da Uniguaçu, Uniuv, Unespar e UnC (em Porto União), nesse ano, o Câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) deverá inaugurar sua sede própria.