O prefeito de General Carneiro, Sul do Paraná, Luís Otávio Gheller Saraiva, anunciou que decretará Estado de Calamidade Financeira no âmbito da administração municipal. A informação foi dada na manhã de quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores, em reunião com os funcionários públicos do município.

Na ocasião foi apresentado um levantamento das receitas e dívidas da prefeitura. Os números serão expostos à população nesta quinta-feira (26), em audiência pública, a partir das 19h, na Câmara Municipal. Saraiva lamentou algumas situações encontradas ao assumir a administração.

O Executivo anunciou também a criação de um comitê de negociação de dívidas, que manterá contatos com fornecedores da municipalidade, para o ajuste e parcelamento de débitos. Saraiva explicou que o Decreto de Estado de Calamidade Financeira é um mecanismo legal, que o respalda quanto à possíveis ações judiciais, por parte dos credores, além de possibilitar a negociação com os mesmos. Além disso, resguarda o atual prefeito quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal, justificando que as dívidas da prefeitura, foram adquiridas em gestões anteriores.