Assumirá a partir do próximo mês o Consórcio Intermunicipal de Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná, (CIRUSPAR) o prefeito de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, Álvaro Valério. A eleição de escolha da mesa diretora aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada nesse mês de dezembro em Francisco Beltrão. Valério ficará a frente do Ciruspar como Presidente por dois anos substituindo o prefeito de Marmeleiro, Luiz Bandeira.

Para o Presidente eleito o objetivo ao longo do seu mandato é aprimorar os serviços prestados, melhorando a rede de atendimento e proporcionado aos usuários agilidade no serviço do SAMU 192 em todo o sudoeste.

Questionado sobre a inadimplência de alguns municípios com o Consórcio, Valério destacou ao RBJ que fará uma gestão de diálogo, junto às prefeituras, salientando que também é gestor público e tem conhecimento das dificuldades financeiras que os municípios vêm passando.

Acrescentou que hoje a maior inadimplência com o Ciruspar é do Governo Estadual e Federal e não dos municípios. Segundo ele na maioria dos atendimentos do SAMU, são casos de média e alta complexidade e nesse tipo de situação a responsabilidade é maior por parte do Governo do Estado e Federal e não tanto dos municípios.

Embora assuma o cargo de presidente oficialmente em Janeiro, há 30 dias Valério vem acompanhando todo o processo de transição, ficando a par da situação financeira da entidade e desenvolvendo junto com a equipe do Ciruspar um plano de ação para os próximos dois anos.

Ouça: Entrevista prefeito Alvaro Valério