O prefeito Gelson Costa (PT) abriu a primeira sessão deste ano, na Câmara de Vereadores de Candói, e apresentou os projetos de lei 2 e 3/2015. A solicitação é de suplementação de recursos para obras no asfalto São Pedro/Rio Novo, no parque recreativo, na Casa Lar e para reformas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Para isso, será necessário usar recursos do superávit de 2014, na ordem de pouco mais de R$ 4,7 milhões.

O prefeito pediu urgência na votação dos projetos, já que há trabalhos que precisam ser concluídos. É o caso do asfalto que inicia na BR-373 e passa pelas comunidades São Pedro e Rio Novo. Um levantamento técnico apontou que, em alguns trechos, a base da estrada possui entre 5 e 5,4 metros de largura. Diante disso, a pedreira Santiago – empreiteira responsável pela obra – não consegue fazer a pavimentação de 6 metros, como estava previsto no contrato.

A solução para esta estrada, que beneficia outras nove comunidades e que, juntas, são responsáveis por ¼ do Produto Interno Bruto (PIB) do município, é fazer a base nos trechos necessários. Por isso, deverá ser feito um aditivo no contrato com a empreiteira, já que também foi corrigido o tamanho do asfalto em mais 1,5 km. Isso deve ser feito o mais rapidamente possível, pois há uma grande expectativa de toda a comunidade candoiana.

Em seu discurso, Gelson destacou que seus dois primeiros anos de mandato foram dedicados aos trabalhos internos. “Fizemos várias adequações, mas ainda queremos melhorar. E a comunidade tem o direito de entender como funcionam as coisas. Uma prova disso é a clareza com que nós estamos trabalhando. O site da Prefeitura é o 12º do Paraná e o 1º da Cantu no item transparência, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraná”, disse.

Casa Lar e Parque Recreativo

O projeto de lei também pede suplementação de recursos para a contratação de profissionais da Casa Lar, que possui investimentos de cerca de R$ 385 mil. O outro tema é a construção de uma praça com lago e pista de caminhada no parque recreativo, uma obra que valoriza o turismo local, conforme Programa de Regionalização do Turismo, do Governo Federal. No local também deve ser reformado o barracão já existente.

Super Creche e CMEI’s

O projeto 3/2015 também solicita recursos para a Secretaria de Educação. A proposta é atender a Super Creche, localizada na Sede, com itens que não estão contemplados no projeto padrão do Ministério da Educação, como o muro de arrimo, os alambrados e o calçamento. Outra iniciativa é a reforma dos CMEI’s nos distritos da Paz e da Lagoa Seca. Importante lembrar que a educação candoiana está de parabéns: conquistou um avanço de 4,3 para 4,9 pontos, segundo o Índice de Desenvolvimento Educacional (IDEB), em 2013.