Durante evento de comemoração dos 100 dias de mandato nesta segunda-feira (10), o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB) anunciou  a criação da Guarda Municipal. A proposta inicial é montar uma equipe com 30 guardas.

“Quando era vereador já falava disso, a imprensa cobra e nós estamos encaminhando hoje à Câmara de Vereadores o Projeto que cria a guarda municipal”. Salienta Fontana.

Se aprovado pelo legislativo, Francisco Beltrão será a primeira cidade do sudoeste a criar a guarda municipal. “Foi feito um estudo de impacto financeiro. Beltrão suporta tranquilamente 30 guardas treinados, preparados para defender o patrimônio público e defender a população”,conclui o prefeito.

A instalação da Guarda Municipal (GM) foi inclusive um dos temas abordados durante a campanha eleitoral de 2016, principalmente no debate promovido pela ABI (Associação Beltronense de Imprensa).

A proposta do prefeito Cleber Fontana se assemelha a estrutura existente no município de Irati, no sul do Estado. A cidade conta que 35 Guardas, que se revezam em escalas de quatro por um período de 24 horas. A estrutura dispõe de quatro viaturas e não são usadas armas de fogo. Por enquanto apenas armas de choque estão a disposição, mas já há um projeto em andamento para equipar a equipe com armas de fogo.