Foi encerrada nesta quarta-feira (29), em Francisco Beltrão, a consulta popular da Câmara de Vereadores que procurou saber se a população é contra ou a favor a abertura do calçadão, tornando uma via normal para veículos, como propôs a administração municipal. O assunto foi parar na Câmara de Vereadores. O vereador Cleber Fontana (PSDB), que é contrário a abertura, apresentou um projeto para tornar o calçadão patrimônio social, histórico e cultural de Francisco Beltrão.

Com isso, a abertura seria impossibilitada. Entretanto, não houve aprovação imediata desse projeto e os vereadores optaram pela consulta popular que aconteceu entre os dias 22 e 29 de maio. No encerramento o resultado surpreendeu até o próprio Cleber Fontana.

Foram 1997 assinaturas colhidas da população. Dessas, 343 são favoráveis e 1654 contra a abertura do calçadão. As listas com essas assinaturas serão anexadas ao projeto que volta para discussão na Câmara. Além disso, os vereadores poderão apresentar emendas ao projeto. Cleber Fontana está otimista e acredita na aprovação.

O vereador concedeu entrevista nesta quinta-feira (30) à Onda Sul FM. Na ocasião disse que procurou não misturar questões políticas, apenas queria saber a opinião do povo em relação a proposta do prefeito para abrir o calçadão.