O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi com o apoio de diversas instituições realizará neste sábado (15), o Dia da Cidadania Palmense. Atividades educativas, na área de saúde e sensibilização ambiental, serão algumas das ações que serão desenvolvidas no Parque da Gruta, em Palmas, sul do Paraná.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criada no dia 9 de agosto de 2004 para lembrar o trabalho realizado pelo sociólogo Betinho. Nesta ocasião, foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos, que está comemorando 11 anos de atividades.

No Dia da Cidadania Palmense, a população terá acesso a serviços na área de saúde como orientações para as mulheres, campanha de vacinação contra a poliomielite, ações do Agosto Azul, entre outros. Na área social, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre os trabalhos da Assistência Social. Atividades de cultura e educação serão realizadas com exposições, rodas de leitura, projetos na área de robótica, divulgação de vagas para Educação de Jovens e Adultos e ações sobre conscientização no trânsito. A 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada também participará com exposição de materiais.

Na área ambiental haverá distribuição de mudas, recolhimento de lixo eletrônico, além de passeios por meio de trilhas no parque. Ações de proteção aos animais também serão apresentadas. Atividades recreativas para as crianças e orientações para uma melhor qualidade de vida serão realizadas durante todo o dia. Para o público feminino haverá corte de cabelo e maquiagem.

A população também terá acesso a informações sobre formalização de Microempreendedores, programas de acesso à emprego para pessoas com deficiência, negociação de dívidas, entre outros serviços da área.

Parceiros:

Departamento de Saúde, 15ª CIA de Engenharia de Combate Mecanizada, Departamento de Ação Social, Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Indústria e Comércio, Depaltran, Departamento de Educação e Cultura, Instituto Federal do Paraná, Grupo Voluntários de Palmas, Rotary Club, Divisão de Esportes, Sesi, Senac, APP Animal, rádios Club AM e Horizonte FM.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Utilizando-se de ferramentas de vanguarda, muita parceria e mobilização, o Movimento Nós Podemos Paraná tem articulado e promovido em todo o Estado a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Em setembro de 2000, em Nova Iorque, líderes de 189 países firmaram um pacto durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas. Desse acordo, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu como prioridade eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015. Para tanto, foram definidos oito objetivos, os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a serem alcançados por meio de ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e de promoção da igualdade de gênero e o pacto para o desenvolvimento.

Os objetivos foram detalhados em 18 metas, que podem ser acompanhadas por um conjunto de 43 indicadores socioeconômicos. No Brasil, as ações para o alcance dos ODM iniciaram em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Movimento Nós Podemos Paraná

Desde 2006, o Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) articula Movimento Nós Podemos Paraná que tem trabalhado em parceria com lideranças, instituições, cidadãos paranaenses para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM.

O Nós Podemos Paraná se estruturou por meio de círculos de debate integradores e participativos, buscando potencializar ações e projetos locais existentes, implantando novas ações e projetos, incentivando o trabalho voluntário dos três setores da sociedade, com o objetivo de potencializar e sustentar ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável. É a sociedade civil, governo, empresas, comunidade acadêmica, líderes, especialistas e interessados comprometidos com a melhoria de suas comunidades.

O Movimento já realizou mais de 700 Círculos de Diálogos com a participação de quase 40 mil pessoas, 360 Núcleos Locais de Trabalho, Oficinas de Elaboração de Projetos, Mostra de Projetos regionais e Congresso Nós Podemos Paraná.

O objetivo do Movimento em 2010 foi a municipalização das ações, implantando Núcleos Locais de Trabalho nos 399 municípios do Paraná.

Este trabalho foi realizado em parceria com instituições locais, prefeituras, instituições de ensino superior, bancárias, empresas, sindicatos, clubes de serviço, enfim, com a sociedade.