Por Larissa Mazaloti

A segunda etapa da vacinação contra Poliomielite aconteceu em todo o Brasil no último sábado (14). Em Francisco Beltrão foram mais de 98 pontos e mais de 200 profissionais na mobilização da secretaria municipal de Saúde. As informações foram dadas nesta segunda-feira (16) de manhã pela secretária Cintia Ramos em entrevista à rádio Onda Sul FM.

Ela disse ainda que 93.20% das crianças de 0 a 5 anos foram imunizadas e que, para chegar aos 95%, que é meta, a campanha está prorrogada até sexta-feira (20). “Acreditamos que hoje já atingiremos nosso objetivo”, afirma. Todas as unidades de saúde estão disponíveis e os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação.


Sobre o Vírus

(Fonte: Paraná Online)

A paralisia infantil é doença grave, causada por vírus. No Brasil a enfermidade foi erradicada em 1989, quando foi registrado o último caso. No Paraná, o último registro foi em 1986. Somente em 1994 é que o país recebeu a certificação de erradicação da transmissão da poliomielite. As campanhas de imunização continuam porque o vírus ainda circula em 15 países, e cerca de 500 casos ainda persistem (400 somente no Tadjiquistão, na Ásia).