Equipe da Polícia Militar de Salto do Lontra. Foto: Wesley Hoinatz
  • Compartilhe no Facebook

Equipe da Polícia Militar de Salto do Lontra. Foto: Wesley Hoinatz

Com a presença de autoridades, familiares, amigos e da população, os soldados Jatir de Souza e Andrei Castelli, que atuam no 3º Pelotão da Polícia Militar de Salto do Lontra, foram homenageados na noite desta quinta-feira, 17, pelo excelente trabalho e desempenho nos serviços prestados à comunidade. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos e foi organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Dentre tantas ocorrências que Jatir e Casteli atenderam, uma das mais recentes e que demonstra a coragem e bravura de ambos, aconteceu no dia 05 deste mês, um sábado à noite no centro de Salto do Lontra, quando eles tentaram realizar a abordaram de uma camioneta que havia sido roubada poucas horas antes em uma propriedade no interior de Ampere. O veículo era ocupado por três homens e uma mulher. Quando os policiais deram voz de parada, o condutor saiu em marcha ré e colidiu com outro veículo que transitava pela via pública. Ao perceber a aproximação dos PMs o motorista teria tentado fugir novamente, sendo efetuado um disparo no pneu dianteiro da camioneta. Os ocupantes desembarcaram e um deles efetuou disparos contra os policiais, vindo a atingir o colete na altura do abdômen e uma das mão do soldado Casteli. Os policiais revidaram e acertaram três pessoas – dois homens acabaram morrendo; a mulher foi socorrida e encaminhada para atendimento médico. O outro indivíduo fugiu a pé, mas posteriormente foi capturado e levado para a Delegacia de Polícia.

Histórico

Soldado Jatir de Souza nasceu dia 30 de junho 1976. Filho de Wally Maria de Souza e Sebastião Serafim de Souza, o 5º filho de uma família de oito irmãos. Desde novo Jatir foi um rapaz muito trabalhador e dedicado. Ingressou na Corporação da Polícia Militar do Paraná em 01 de junho de 1998, com 22 anos de idade, sendo lotado naquela época no 12º Batalhão da Polícia Militar em Curitiba. Logo em seguida foi transferido para o 13º Batalhão, também na capital do estado. Jatir ainda trabalhou no 3º Batalhão de Pato Branco, tendo sido lotado em Vitorino e Itapejara D’ Oeste.

No 21º Batalhão foi lotado em Francisco Beltrão, Renascença, Marmeleiro, Realeza, Santa Izabel D’ Oeste, Verê, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu e atualmente encontra-se prestando serviços em Salto do Lontra. Sempre disposto e honesto, Jatir foi homenageado com o prêmio de policial destaque em 2009. No mesmo ano recebeu moção de aplauso na Câmara de Vereadores de Enéas Marques, por ter demonstrando muita coragem ao abordar e prender sozinho quatro indivíduos, sendo que três estavam armados. Jatir recebeu muitos elogios de comandos anteriores, bem como de autoridades e pessoas civis, que sempre demonstraram muito gratidão pelos serviços prestados pelo ora homenageado, o qual atuou de muitas ocorrências graves, envolvendo confrontos armados e meliantes de alta periculosidade, porém, sempre mostrando coragem e dedicação.

O Soldado Andrei Castelli nasceu em 25 de agosto de 1985. É o filho mais novo de Maria Lucia Braz Casteli e Dorival Casteli. Obediente, trabalhador e estudioso, sempre teve o sonho de ser policial e servir a comunidade. Em 2004 ingressou no Exército de Foz do Iguaçu. Foi promovido a cabo e permaneceu até 2006. No mesmo ano prestou concurso para a Polícia Militar, tendo sido aprovado nas fases iniciais, porém, devido algumas intercorrências não assumiu o cargo. Casteli continuou com o objetivo de realizar seu sonho e em maio de 2012 entrou para corporação da Polícia Militar do Paraná, sendo lotado primeiramente em Guarapuava. Em seguida trabalhou em Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, São Jorge D’Oeste e atualmente encontra-se lotado em Salto do Lontra.

Autoridades

Participaram desta solenidade o Prefeito Maurício Baú, Presidente da Câmara Municipal vereador Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Salto do Lontra 2º Sargento Anselmo de Lima, Delegado da Polícia Civil, Sandro Spadotto Barros, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Rogério Clérice e os vereadores João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro) e Edson Canceliér.