Na última quinta-feira (19), aconteceu a formatura do projeto “Educando Crianças para o Trânsito” dentro das atividades da Semana Nacional do Trânsito.  Participaram do projeto alunos da Escola Municipal Castro Alves, do município de São João, sudoeste do Paraná.

O projeto foi realizado em parceria da Polícia Militar de São João com a administração municipal, Rotary Club e Conselho de Segurança, abrangendo mais de cem crianças, de cinco e seis anos, pertencentes ao Pré-II.

Foram desenvolvidas diversas atividades teóricas em sala de aula, além de práticas, as quais aconteceram nas vias urbanas dos municípios de São João e Coronel Vivida, fazendo com que as crianças (policiais mirins) atuassem junto aos policiais militares nas blitz de trânsito educativas, aplicando “mini multas” aos condutores que infringiam as regras do trânsito.

No decorrer do projeto, os alunos aprenderam noções de cidadania, educação no trânsito, higiene e primeiros socorros, as quais puderam levar para suas famílias, a fim de que aumentem o diálogo em casa, convivência e consciência do correto. A população do município também já está acostumada com os “policiais mirins” atuando nas ruas, realizando a orientação de condutores e pedestres sobre a segurança no trânsito.

O principal intuito do projeto é desenvolver senso de cidadania no âmbito escolar, mostrando às crianças que o policial militar está ao lado delas, para protegê-las e auxiliá-las sempre que precisarem. Durante a formatura, as famílias dos formandos puderam conhecer um pouco das atividades desenvolvidas e ao final foi realizada a entrega dos certificados, além de outros presentes às crianças, como camisetas personalizadas, boinas e doces.

A Polícia Militar, com a parceria dos órgãos públicos e demais instituições, pretende aplicar o projeto novamente no ano de 2020, a fim de continuar exercendo seu importante papel na formação dos cidadãos sanjoanenses.

Fonte e fotos: Polícia Militar.