Cinco detentos oriundos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), que recentemente foram transferidos á Francisco Beltrão, tentaram fugir da unidade na madrugada deste sábado (06).

O plano de fuga foi descoberto pela Polícia Militar no início da madrugada, quando os detentos Anderson Rodrigues, Gilberto Abreu da Costa, Ricardo Norberto de Souza, Mario Alexandre dos Santos Schmitt e Marcelo Augusto Pontes foram localizados próximo a uma guarita. Eles estavam escondidos aguardando o momento certo para pular a cerca e ganhar a liberdade por completo.

Conforme averiguado, os detentos quebraram o concreto da janela da cela, serraram o ferro e utilizando-se de uma “Tereza” (corda feita com cobertores) chegaram a parte superior de onde tiveram acesso ao pátio externo. Os cinco foram recambiados para outras celas.

Desde que houve a rebelião da PEC em Cascavel, cerca de 170 presos foram transferidos à Francisco Beltrão, o que obrigou a Polícia Militar reforçar a segurança no local para auxiliar os Agentes Penitenciários.  Atualmente a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão conta com quase 1.200 detentos.