Uma ação da Polícia Civil de Francisco Beltrão iniciada terça-feira (10) e concluída ontem (11) resultou na recuperação de dois carros furtados, apreensão de veículos adulterados e na prisão de uma pessoa, suspeita de receptação e adulteração de veículos. Os veículos furtados foram encontrados numa oficina de recuperação automotiva, localizada na Rua Minas Gerais, no Bairro Alvorada.

A polícia chegou ao endereço após receber uma denúncia anônima de que no local funcionava um desmanche. Na primeira averiguação foi encontrado um Gol furtado em Realeza e um Corsa com registro de furto na cidade de Dois Vizinhos. O responsável pela oficina, que não teve a identidade revelada, foi conduzido à 19ª SDP e autuado em flagrante pelos crimes de receptação qualificada e adulteração de veículo automotor.

Conforme a Polícia Civil, os dois crimes são inafiançáveis com penas que variam de 3 a 8 anos de reclusão. Dezenas de veículos encontravam-se nas imediações da oficina, muitos estacionados em locais impróprios, e foram submetidos a perícia. Cinco apresentaram sinais de adulteração no chassi e foram apreendidos pela Polícia Civil. Além disso, várias placas de veículos com tarjetas de cidades diferentes foram encontradas e possivelmente tenham sido retiradas de carros furtados.

Na mesma ação de fiscalização, a Polícia Civil descobriu que a oficina funcionava sem alvará da prefeitura e não tinha licença do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O documento teria sido negado pelo fato da empresa estar localizada na margem do Rio Marrecas, dentro da área de Proteção Ambiental (APP). Conforme o delegado Valderez Scalco, responsável pela 19ª SDP, as investigações continuam com objetivo de chegar a outras pessoas que possam ter envolvimento no furto e adulteração de veículos na região, enquanto isso o barracão da oficina permanece lacrado.

Fotos: Evandro Artuzi