Na manhã de ontem (22), o auditório do 21º BPM esteve lotado de autoridades civis e militares que prestigiaram a solenidade de homenagem dos policiais destaques do mês e do ano. Na ocasião, também foram apresentados quatro novos aspirantes a oficiais que passam a fazer do quadro de oficiais do Batalhão.

O Soldado Ademir Anhaia foi o escolhido como destaque do mês por ter salvado um idoso na enchente de Manfrinópolis, ocorrida na noite de 9 de dezembro. Ademir vestiu dois coletes salva vidas e se amarrou em uma corda. Cerca de dez moradores ficaram segurando o policial porque a correnteza era muito forte e ele nadou até a árvore onde o idoso se segurava e o resgatou. O idoso foi enrolado em cobertores e profissionais da prefeitura de Manfrinópolis encaminharam o mesmo ao Pronto Atendimento de Francisco Beltrão, onde permaneceu internado até o outro dia.

Já o destaque do ano teve como escolhido por meio de votação entre os policiais militares, o soldado Gerson Zatta, de Nova Prata do Iguaçu. Com 42 votos, ele se destacou na ocorrência em que cinco marginais assaltaram o Banco do Brasil de Nova Prata do Iguaçu, em 31 de julho de 2015. No dia, um dos assaltantes foi morto e posteriormente os outros quatro criminosos da quadrilha foram presos nas datas de 13 e 14 de setembro, em uma operação integrada entre a P2 da PM, Polícia Civil do Paraná e São Paulo, BOPE e COPE.

No mesmo evento, o comando do Batalhão apresentou os quatro novos aspirantes que chegaram para somar ao quadro de oficiais do 21º BPM. São eles: Aspirante Wilder; Aspirante Coelho; Aspirante Bernardo e Aspirante Ivan. A solenidade contou com a presença do Delegado Chefe da 19ª SDP, Valderes Scalco; o prefeito de Manfrinópolis, Cláudio Gubertt; a presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Elenir de Souza Maciel; o Comandante do 21º BPM, Tenente-Coronel Samir Wassouf; o Subcomandante do 21º BPM, Major Edson Roberto Cechinel da Silva; o Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Dois Vizinhos, 1º Tenente Hari Dallagnol; o Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Capanema, 1º Tenente Cesar Sebastião da Silva; o Chefe de Gabinete e Presidente da Associação dos Policiais Militares do Sudoeste do Paraná, Policial Brizola; o 1º Tenente Bazílio, representando o comando do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada; o Presidente do Conselho de Segurança, Waldemi Fernandes; o vereador de Francisco Beltrão, Valmir Antonio Tonello e o presidente do Rotary Clube de Francisco Beltrão, Vlademir Bertê.

Também na oportunidade, foram sorteados prêmios aos policiais militares que acompanharam a solenidade de homenagem. O comandante do Batalhão, Tenente Coronel Samir Wassouf aproveitou ainda para agradecer o apoio que tem recebido dos policiais e elogiou o esforço de todos ao longo desse ano cumprimento do dever.

Fotos: Assessoria PM/PR