Uma operação “Bate Grade” foi realizada nesta terça-feira (25) na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado. A iniciativa foi da Polícia Militar que se utilizou dos efetivos da Rotam dos Batalhões de Francisco Beltrão e Pato Branco.

Foram revistadas quatro galerias, em dois blocos diferentes, resultando em 24 celas e 180 presos vistoriados. Foram apreendidos dez celulares, seis estoques (armas artesanais de ferro) e 170 gramas de entorpecente (maconha e maconha mesclada com fumo). Toda a ação foi acompanhada pelo Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), por meio da direção do presídio.

Conforme o Tenente Emílio, responsável pelo setor de planejamento do Batalhão, ações como essa acabam com qualquer possibilidade de rebelião ou fuga. Também proporcionam mais segurança à Agentes Penitenciários e PMs que trabalham no local.

O oficial lembra que as operações são realizadas com frequência, algumas a partir de denúncias recebidas pela polícia ou pela direção do presídio. Essas denúncias são de familiares de detentos que se sentem ameaçados pelos colegas. O resultado da operação foi apresentado ao Poder Judiciário, através da Vara de Execuções Penais (VEP), para que possam ser tomadas as providencias cabíveis.

Fotos: Divulgação Polícia Militar