Os auditores do Tribunal do Pleno do TJD-PR, julgaram na semana passada recurso interposto pelo procurador Dr. Gabriel Carvalho da Silva Neves envolvendo o caso “Gabriel”, jogador da equipe do Pitanga Futsal que teria jogado nove partidas da primeira fase da Série Bronze do Paranaense de Futsal de forma irregular, conforme denúncia.

Sob a Presidência do Auditor/Presidente Dr. Irineu Toninello, o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Futsal do Paraná deu provimento parcial aos recursos interpostos, sendo que por unanimidade de votos, confirmou a decisão da Primeira Comissão Disciplinar na parte em que entendeu prescrita a punição em relação a partida realizada em 09/05/2015.

Por maioria de votos, puniu a E.P.D. Posto Heira Boi/APAMAP/Pitanga em 3 (três) pontos por partidas em que o atleta irregular participou, sendo elas dos dias 16/05/2015, 23/05/2015, 30/05/2015, 04/06/2015, 06/06/2015, 13/06/2015, 20/06/2015 e 27/06/2015, e, ainda a aplicação de multa de R$ 100,00 (cem reais) por partida, totalizando R$ 800,00 (oitocentos reais), para pagamento em 5 (cinco) dias, através de boleto bancário, a ser emitido pela F.P.F.S., nos termos do Art. 214, caput, do C.B.J.D., sem prejuízo do contido nos parágrafos 1º e 2º, do mesmo dispositivo legal, considerando a reincidência e o contido no Art. 182 do C.B.J.D.

Dr. Marcelo Fonseca Gurniski estava impedido de votar, por ter sido auditor relator no 1º grau. Naquela decisão o TJD condenou Pitanga somente na partida do dia 16 de maio (Palmas 1×2 Pitanga), dando como prescrita a partida de nove de maio quando Pitanga venceu, fora de casa, o Laranjeiras do Sul por 4 a 1 e absolveu a equipe das outras sete partidas em que Gabriel teria sido relacionado irregularmente. Se o Pleno mantivesse a decisão de 1º grau, Pitanga cairia para a segunda colocação na tabela e seguiria na competição, porém como a decisão foi reformada, Pitanga está eliminada da Série Bronze.

A equipe terminou a primeira fase com 23 pontos, descontando os pontos da punição, a equipe se despede da competição com pontos negativos na tabela.

Com a eliminação do Pitanga o grupo C fica recomposto assim:

1º Tibagi 19 pts.

2º Santa Pelizzari/Palmas 14 pts

3º Piraí do Sul 11 pts

4º Adaf/Araucária 7 pts

5º Laranjeiras do Sul 7 pts

6º Pitanga (*eliminada)

Nova Tabela

Ainda não foi divulgado a nova programação para o início da 2ª fase da Série Bronze, com a eliminação do Pitanga, mudaram as composições dos novos grupos, Tibagi passa para o grupo D e Piraí do Sul vem para o grupo E, mesmo grupo de Palmas. Araucária que estava em quinto sobe para a quarta colocação e se classifica, mas a equipe já manifestou intenção de não seguir na competição devido a dispensa de jogadores, desta forma, a Federação deve oficializar o time de Laranjeiras do Sul para a quarta vaga do grupo C.

Grupo D: Itaipulândia (1º do A), Tibagi (1º do C), Tapejara (2º do B), Maringá (3º do B), Campo Bonito (4º do A), Adaf/Araucária ou Laranjeiras do Sul (4º do C).

Grupo E: Ivaiporã (1º do B), Mariópolis (2º do A), Santa Pelizzari/Palmas (2º do C), Missal (3º do A), Piraí do Sul (3º do C) e Apucarana (4º do B).

A expectativa é que o campeonato volte no dia 15 de agosto, após a parada para os Jogos Abertos do Paraná.

 

A Rádio Club AM transmite todos os jogos do Santa Pelizzari/Palmas na Série Bronze do Paranaense. Apoio: