Por Larissa Mazaloti

 

A comarca de Francisco Beltrão abriga duas zonas eleitorais, uma, a 69ª que abrange Francisco Beltrão e a 140ª que atende Marmeleiro, Renascença e Enéas Marques. O prazo para regularizar o Título de Eleitor vai até o dia 9 de maio. Até lá, para estes municípios, além do serviço prestado diariamente (12h às 18h), todos os sábados, das 13h às 17h, eleitores poderão regularizar a situação no Fórum Eleitoral de Francisco Beltrão.

 

O plantão começou no final de semana que passou e teve movimentação tranquila. Mas o chefe do Fórum Eleitoral, Arno Wolf Junior lembra que na última hora, o eleitor pode perder cerca de seis horas, enquanto antecipadamente, em aproximadamente cinco minutos é feito o processo de movimentação do título.

 

“Importante ressaltar que o último dia é o dia 9 de maio, então quanto antes, menos fila e mais rápido”, reforça e informa que pode ser realizada: transferência para outra cidade ou na mesma cidade, revisão de dados e primeiro título. A data vale para pessoas com dificuldade de locomoção e que podem pedir para votar em locais que tenham acessibilidade. Já quem precisa apenas pedir a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração dos dados, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito).

 

Segundo Arno, documento de identidade (RG) e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) no próprio nome ou nome dos pais são documentos que devem estar na mão do dos cidadãos e cidadãs que comparecerem ao Fórum Eleitoral. Para comprovar residência a Justiça Eleitoral exige pelo menos três meses de domicílio no município para o qual quer transferir o voto.

 

Além de eleitores e eleitoras de Enéas Marques que lotaram ônibus para ir até o Fórum Eleitoral em Francisco Beltrão, Sergio, que mudou de Beltrão para Enéas Marques há dois anos, também resolveu aproveitar o sábado para garantir o direito ao voto no local que agora, ele mora. Sérgio faz questão de dizer que aconselha todos que precisam do serviço, para que não deixem para a última hora.

 

Quem não estiver em dia com Justiça Eleitoral pode ter problemas para fazer o Passaporte, para assumir vagas em concursos públicos, para matrículas em instituições de Ensino Superior e até no caso de algumas empresas que pedem um comprovante de quitação eleitoral.

 

O Fórum eleitoral de Francisco Beltrão está localizado na rua tenente Camargo, 2.500 e o telefone para maiores informações é 46 3524 2284.