Acontecerá no próximo dia 27, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Palmas, uma reunião de apresentação do Plano Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste, que foi lançado em Francisco Beltrão nesta semana para toda a região. O objetivo é apresentar às lideranças de Palmas  e do Movimento Palmas Desenvolvida as características socioeconômicas da Sub-região Planalto, que envolve, além de Palmas, Clevelândia, Cel. Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha.

O Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste (PDRI) vai debater o desenvolvimento econômico, social, ambiental e institucional do Sudoeste do Paraná. O objetivo é estimular o crescimento de setores da indústria de tecnologia, informação, transformação, setor de serviços, comércio e agronegócio. Uma das maiores preocupações é com relação ao emprego e renda regional.

No contexto, atendendo as características particulares, o sudoeste foi dividido em 5 sub-regiões, a partir da influência cultural, a direção dos fluxos financeiros, a movimentação financeira. A Sub-região Planalto, conta com uma população de 94.624 habitantes, abrangendo uma área de 5.395,445 Km² (IBGE).

A partir de agora, cada município terá uma comissão responsável pela detecção de novos e potenciais econômicos. O objetivo de médio prazo é  estimular o crescimento de setores da indústria de tecnologia, informação, transformação, setor de serviços, comércio e agronegócio.

Sub-região Planalto

Numa comparação entre os 5 municípios da Sub-região Planalto, Honório Serpa tem o melhor IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Humano). Numa escala de 0 a 1, o município detém o índice de 0,7033, seguido de Clevelândia (0,6915), Mangueirinha (0,6713), Palmas (0,6510) e Cel. Domingos Soares (0,6126). O IFDM tem como base números da saúde, educação e emprego e renda de cada cidade.

Já o Índice Firjan de Gestão Fiscal, que é calculado através da receita própria, dos gastos com pessoal, dos investimentos, da liquidez e das dívidas municipais, coloca o município de Cel. Domingos Soares em primeiro lugar na Sub-região Planalto, com o índice de 0,6246. Na sequência estão os municípios de Clevelândia (0,5725), Honório Serpa (0,5456), Palmas (0,5070) e Mangueirinha (0,3879).