salario
  • Compartilhe no Facebook

Dinheiro extra no final de ano. – crédito: aemaravilha.com.br

Já definiu o que vai fazer com o dinheiro do 13º salário? Ainda não!? Independente da decisão, o dinheiro é muito bem vindo para todos os trabalhadores. Planejar é a atitude certa, para não se perder nas contas, e não entrar o ano de 2015 com dívidas. A consultora empresarial, Melissa Faust recomenda que “o primeiro passo para decidir onde gastar o 13ª salário é fazer um planejamento de 2015, fazendo uma projeção de gastos e recebimentos para poder avaliar a necessidade de economizar o 13º salário”. Na maioria dos casos, segundo ela, as pessoas fazem as “contas de cabeça” e acabam se perdendo. Outro detalhe é “para quem está inadimplente ou com contas pendentes, estas terão de ser as prioridades”. Pois “estando sem dívidas e com um planejamento equilibrado para 2015, é possível decidir o que comprar neste fim de ano. Sugiro que se faça uma lista do que é necessário para uso pessoal ou para família, dos gastos com as comemorações, e dos gastos que “promovem felicidade”, exemplo, viagens, produtos tecnológicos, roupas especiais, presentes” orienta Melissa.

Depois de listar todas as intenções de compra, é hora de definir prioridades e criar critérios para decidir o que será comprado, pesquisar preços na internet e estabelecer um limite para cada gasto. Melissa reforça que as pessoas devem “optar por compras a vista, buscando os melhores descontos, e evitar comprometer o orçamento do próximo ano”.
Adquirir hábitos saudáveis de gestão financeira é fundamental no orçamento pessoal. Quem tem estes hábitos e consegue criar reservas, não precisa esperar o 13º salário para comprar produtos necessários ou mesmo realizar sonhos. Mas para ter liberdade financeira é preciso disciplina e equilíbrio, poupar sempre que possível através de um orçamento bem controlado.
Isso não quer dizer abrir mão de diversão, lazer ou outros gastos considerados não essenciais. Mas sim, saber estabelecer limites que permitam o alcance das metas financeiras pessoais.