O município de Mangueirinha, sudoeste do Paraná, está investindo na piscicultura no lago da Usina Hidrelétrica de Segredo, com projetos para produção de 20 mil toneladas por safra. Através da Coopemang, que iniciou suas atividades em 2014, os investimentos já ultrapassam os R$ 2 milhões entre projetos e equipamentos.

Foto:Diego Bortokoski
  • Compartilhe no Facebook

Foto:Diego Bortokoski

A produção inicial é de 300 toneladas, mas a cooperativa já prevê investimentos superiores à R$ 10 milhões com a instalação de novos tanques. Segundo o presidente da Coopemang, Gilberto Zwaricz, em entrevista ao repórter Diego Bortokoski, “queremos tornar esta cooperativa um símbolo de prosperidade e trabalho para o município de Mangueirinha e colocá-la no ranking de produtor de peixes do Paraná”.  Parte dos equipamentos foi cedida pela prefeitura municipal, que é parceiro do projeto também na realização de benfeitorias. Atualmente, o Paraná é o maior produtor de tilápias do país.

Foto:Diego Bortokoski
  • Compartilhe no Facebook

Foto:Diego Bortokoski

O reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo com represamento de 82,50 km² e com pouca oscilação do nível da água, faz com que seja um dos principais reservatórios para a atividade aquícola. Para Zwaricz “o município só tem a ganhar com esta nova atividade, pois ela está associada à produção de leite e grãos e trará grandes retornos financeiros ao município, na geração de empregos e renda à população”.