O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve no estúdio da Rádio Onda Sul FM, na manhã de terça-feira (28). O profissional esclareceu as dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com questões a serem abordadas. O quadro “Mexa-se” é sucesso na emissora desde 2009 e faz parte do programa “Onda News”.

Eu queria fazer um exercício abdominal que pegasse bastante o abdômen. Qual você indica?

download
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem ilustrativa)

Magnus inicia explicando que o termo pegar o abdômen, significa sentir a musculatura, trabalhar bem o abdômen e obter um resultado positivo. “É preciso esclarecer o que significa um bom exercício abdominal, é errado pensar que trabalhando o abdômen ele vai ficar definido, é necessário ter o controle alimentar e do exercício como todo. Abdominal é um exercício com qualquer outro, assim como você trabalha perna, braço, peito, o abdômen também tem que ser trabalhado. Porém, é importante ressaltar que ele é um músculo postural, então trabalhar muito abdômen e não trabalhar a região lombar pode gerar uma descompensação, por isso a importância de ter um certo equilíbrio”.

O Personal esclarece qual é o melhor exercício. “Aquele exercício abdominal em você deita, apoia a cabeça, faz uma contração como se fosse fazer um rolamento, de soltar o ar para subir e voltar, aquele básico que todo mundo conhece com o pé no chão e o joelho dobrado é o melhor exercício abdominal. É importante fazer ele de forma mais pausado, trabalhando bastante a musculatura. Esse é o melhor exercício abdominal, só que ele é tão fácil e simples de fazer que parece que não tem efeito, mas se você fizer ele bem certinho, bem concentrado movimento você vai ter um efeito muito bom do abdômen.

“Outros tipos de exercícios abdominais com a perna cruzada, de lado, com a perna para cima, são todas variações, que podem contribuir também. Porém, o exercício mais completo que consegue trabalhar o abdômen é o abdominal reto, esse deitado no chão fazendo a flexão de tronco”, explica o profissional.

Pedalar ajuda a diminuir a gordura abdominal?

dicas-pedalar-seguranca_0
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem ilustrativa)

Magnus – “Ajuda, claro que ajuda, mas pedalar é como qualquer outro exercício aeróbico, como caminhar, nadar, correr. Então ele vai ajudar, mas o que vai fazer a grande diferença é o que você está ingerindo de nutrientes e calorias para que você tenha um déficit calórico, um equilíbrio nutricional e aí sim com exercício físico potencializar a redução de gordura no corpo todo. Automaticamente aonde se acumula mais gordura, também vai reduzir mais e geralmente aí tem um componente genético, se for na região abdominal vai perder sim a gordura. Então pedalar ajuda? Ajuda, potencializa. Resolve? Não, não resolve, precisa ter mais coisa envolvido, principalmente a parte nutricional”.

Confira o áudio completo: