O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve nos estúdios da Rádio Onda Sul FM, na manhã de hoje (05), para esclarecer as dúvidas dos ouvintes. O quadro “Mexa-se” é sucesso na emissora desde 2009 e faz parte do programa “Onda News”.Entre as perguntas respondidas está o recado do ouvinte Jeferson:

Faz um mês que estou sentindo uma dor terrível nas canelas, quando eu começo a correr passa um pouco, mas eu não aguento correr muito. O que eu posso fazer? Será que é preciso consultar para ver o que está acontecendo?

Magnus explica: “Essa dor na canela é muito peculiar de impacto. Sempre temos que pensar: Estou com alguma dor? Ela persiste?” Caso a resposta seja sim, ele alerta: “Você tem que procurar um ortopedista, ele vai prestar orientação após pedir alguns exames, fazer uma avaliação mais precisa e vai te encaminhar para o processo de tratamento”.

O personal explica que na maioria das vezes essa dor está ligada a uma inflamação. “Quando as pessoas me falam sobre essa dor na canela, eu ligo a um processo inflamatório ou a chamada “canelite”, que é causada pelo impacto, principalmente no piso e pelo tipo de calçado que você está utilizando”. Na tentativa de diminuir as dores, o profissional dá três dicas:

1 – Trocar o tênis: Adquirir um tênis específico para caminhada e corrida, que seja bem macio e confortável.

2 – Fazer alongamento: Não se deve negligenciar de forma alguma o alongamento antes ou depois da caminhada ou corrida, isso é muito importante.

3 – Usar bolsa de água quente: Você pode usá-la para ter um relaxamento muscular.

Magnus finaliza o questionamento do ouvinte fazendo um alerta: ”Se você tomou essas três medidas possíveis e mesmo assim a dor persiste, é necessário consultar um ortopedista, realizar uma avaliação e talvez entrar com medicamento ou fisioterapia, como ele achar melhor”. Ele ressalta, “Não parece nada grave, mas é importante que você não fique insistindo e sentindo dores, pois assim você vai desanimando e acaba parando, ainda mais com o frio que vem pela frente”, conclui.

Ouça na íntegra:

http://radioondasul.com.br/quadros/2016/07/05/dor-na-canela-ao-fazer-caminhada-devo-procurar-um-medico/

Mande sua pergunta para ser respondida na próxima terça-feira, durante o quadro Mexa-se:

www.radioondasul.com.br

(46) 3524 7760 ou WhatsApp (46) 9933 6321