O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve nos estúdios da Rádio Onda Sul FM, na manhã da última terça-feira (06). O profissional comentou e esclareceu as dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com questões a serem abordadas.

Tenho tendinite patelar e queria saber se dá para fazer agachamento do mesmo jeito, mesmo com esse problema

 

(Imagem Ilustrativa)
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“Então o que acontece, para você fazer o exercício, pode ser agachamento ou qualquer exercício que você imagina, você tem que primeiro tratar a tendinite.  Provavelmente o aconselhamento médico foi fazer fisioterapia, tomar medicamento, então, sugiro que antes de você voltar a fazer exercício físico, cure sua tendinite pois ela pode ficar crônica e piorar a situação. Por isso, não recomendo fazer agachamento ou qualquer outro exercício que tenha contração muscular, principalmente o agachamento que é um exercício que exige bastante do músculo quadríceps. Fica o alerta para esse ouvinte, é importante que você faça fisioterapia para curar a tendinite.”, esclareceu o profissional.

 

Tendinite patelar

Conhecida na língua inglesa como Jumpers Knee (joelho do saltador) é uma condição que, apesar de aparentemente inofensiva, pode levar à grande incapacitação à prática esportiva. O joelho do saltador normalmente afeta a fixação do tendão patelar do polo inferior da patela devido ao mecanismo que ocorre durante a desaceleração no esporte. A incidência é maior nos homens. É uma das doenças do joelho mais comuns em atletas, ocorrendo em até 20% dos que praticam salto.

Acredita-se que a patologia seja causada por esforço repetitivo sobre o tendão patelar e do quadríceps, durante o salto. É uma lesão específica para atletas, principalmente aqueles que participam de esportes envolvidos na desaceleração, como basquete, vôlei, handebol e corrida de rua.

(Fonte G1)