por Ivan Cezar Fochzato

 

Na tarde desta sexta-feira (19), durante reunião nas dependências da Sociedade Rural Pato Branco, a Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCC) e o Núcleo Sul Brasil de Criadores de Caracu homenagearam o coordenador do curso de Zootecnia da UTFPR (campus Dois Vizinhos), Marcelo Marcos Montagner.

 

Os presidentes da ABCC, Sady Marcondes Loureiro Filho, e do núcleo, Nilson Antonio Pagliosa, entregaram uma pequena estatueta, em forma de touro Caracu, para o professor, como forma de agradecer o trabalhado desenvolvido nos últimos três anos para o melhoramento da raça.

 

 

A homenagem aconteceu logo após o encerramento de uma palestra de Marcelo Montagner sobre questões relacionadas à criação da raça Caracu. O professor da UTFPR falou sobre temas como o tamanho de matrizes; fertilização e rotação de pastagens; adaptação dos animais; experimentos sobre ecto e endoparasitas; implicações na IATF (inseminação artificial em tempo fixo); exame ginecológico em gado de corte; e utilização da raça Caracu como alternativa para a moderna pecuária de corte.