No próximo dia 02 de julho, estará sendo realizado em Palmas, sul do Paraná, o encontro regional do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste – PDRI. Na pauta, a estruturação da Governança Sub-regional dos municípios de Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas. As atividades serão realizadas no Auditório da ACIPA, das 19h00 às 21h30.


Conforme o consultor do Sebrae, Jonas Grejianin Pagno, os trabalhos serão coordenados pelo Consultor do PDRI, Carlos Guedes e pelo Coordenador Regional, Célio Bonetti. Igualmente à Governança, a sub-governança tem composição multi-institucional, abrigando representantes das esferas pública, privada, do meio acadêmico e do terceiro setor, oferecendo espaço para que todos os segmentos  se manifestem e participem ativamente do processo de construção do desenvolvimento regional.

Como define o Plano de Desenvolvimento, a sub-regional deverá ter  um representante de cada município, com a função de implementar, no respectivo território de abrangência, as iniciativas e estratégias elencadas no PDRI, constituindo-se em uma instância local de deliberações e encaminhamento das decisões relativas ao Plano. Além disso, tem a missão de colocar em prática as decisões e conceber as estratégias do seu território com base nas necessidades dos municípios que a compõem, defendendo-as junto à Governança Regional.

No mês de maio ocorreu em Palmas a reunião de discussão inicial para a formulação da governança dos municípios do Planalto.

O PDRI é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, da AMSOP, da CACISPAR, da FIEP e do SEBRAE, e está organizado através de um Comitê Articulador,  uma Governança Regional, e pelas  governanças da Fronteira(Barracão); Vale do Iguaçu(Dois Vizinhos); Marrecas(Francisco Beltrão); Vale do Chopim(Pato Branco) e Planalto(Palmas)

O objetivo é resgatar, formular e reformular ideias, projetos e ações que conduzam a efetivas transformações, com base nas perspectivas e anseios da região, sendo responsável pela identificação de um conjunto de iniciativas inovadoras que levarão o Sudoeste do Paraná rumo à visão de futuro projetada para o ano de 2020.

Acesse Plano de Desenvolvimento Regional Integrado