Por Ivan Cezar Fochzato

 

 

Iniciadas em dezembro de 2009, seguem em ritmo acelerado as obras de construção da PCH Passos Maia (Pequena Central Hidrelétrica), localizada no leito do rio Chapecó,  distante quarenta quilômetros da cidade de Palmas, Paraná, entretanto, em território catarinense.,
 

 

O projeto executado pela empresa Seta Engenharia sob a supervisão da Engevix deverá estar concluído daqui a um ano. Estão sendo realizadas as obras para o desvio do rio para possibilitar a construção da barragem para formação do reservatório. Também já foram iniciadas escavações para a construção da casa de força. Um túnel de mil e trezentos metros será perfurado entre os morros, que levará a água do reservatório até o complexo de geração.

 

O Investimento total da obra chegará aos cem milhões de reais. Aproximadamente cento e setenta estão trabalhando na obra. Localizada na comunidade de Santo Antonio, a área a ser alagada não ira atingir residências e áreas rurais de produção agrícola. A mata que será retirada do reservatório será totalmente em sua proporcionalidade reconstituída ficando assim denominada mata ciliar.

 

A obra terá capacidade de gerar aproximadamente 23 Megawatts de energia, o suficiente para atender uma cidade de 100 mil habitantes.