O município de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, sediará, no dia 25 de fevereiro, o II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Pato Branco e Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop).

No evento serão discutidas iniciativas e como cidades digitais e inteligentes passaram à frente no processo de desenvolvimento socioeconômico no país. Serão apresentados modelos e soluções que poderão contribuir com o planejamento dos 42 municípios que integram o Sudoeste do Estado. A primeira edição, realizada em 2015, em Francisco Beltrão, reuniu representantes de 35 localidades, de três estados. Neste ano, as Tecnologias da Informação e Comunicação devem direcionar ainda mais recursos para as cidades e impulsionar processos que possibilitem tornar os serviços públicos mais ágeis e as localidades mais atrativas para receber novos investimentos.

Confome o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Dutra, foi elaborado um plano diretor de tecnologia da informação para identificar as necessidades de cada setor da administração municipal. Além dos projetos de estruturação feitos a partir da interligação dos prédios públicos, via fibra óptica, e de inclusão digital, com o início da distribuição do sinal gratuito de internet, Dutra avalia que o uso da tecnologia na Educação é um dos principais fatores para o desenvolvimento municipal, aliado à participação de universidades no processo para desenvolvimento de softwares. Atualmente, disciplinas de Inteligência criativa, com aulas de robótica e programação, fazem parte do currículo escolar em Pato Branco.

Segundo mapeamento feito pela Rede Cidade Digital no ano passado, mais da metade das cidades do Sudoeste – 58% – possui alguma iniciativa digital, com destaque para investimentos em internet gratuita e câmeras de segurança. Pato Branco, por exemplo, entre projetos como câmeras de segurança e prontuário eletrônico na Saúde, deverá concluir em 2016 o Parque Tecnológico, estrutura que receberá empresas e a Incubadora Municipal.

As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste do Paraná são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/.