Por Luiz Carlos Bittencourt

 

   A Pastoral Familiar da Concatedral Nossa Senhora da Glória (Francisco Beltrão), realizou Retiro com Casais em Segunda União, no dia 15 de abril, no Centro Comunitário Pedro Granzoto. Teve início às 8h30min encerrando às 17h com Missa.

   Temas abordados: ser igreja (Pe. Geraldo Macagnan), comunhão espiritual (Pe. Dilonei Pedro Muller), nulidade matrimonial (Ir. Clara Meggiolaro), testemunho de um casal em segunda união (Leonir e  Eliane), Missão da Pastoral Familiar (Anézia Bonetti), Leitura Orante (Pastoral Familiar) e conceito de casal em segunda união (Pe. Valdecir Bressani). O retiro encerrou com celebração de santa Missa presidida pelo Pe. Valdecir Bressani. O encontro teve a participação de 50 casais.

   A finalidade da Igreja junto aos divorciados e recasados tem como objetivo acolher e evangelizar os casais em 2ª união, afim de que eles não se sintam separados da Igreja. O acontecimento levou aos casais palavras acolhedoras do Evangelho de Jesus Cristo e do Magistério da Igreja, apresentando-lhes o Deus que é amor, cheio de misericórdia, que ama tanto o justo como o pecador e que está sempre pronto a perdoar. O evento buscou refletir com os casais sobre a situação em que se encontram nessa segunda união, sobre o amor pleno de Deus e o acolhimento de Jesus, que vai ao encontro da ovelha perdida, sobre o verdadeiro sentido da vida, o perdão, a beleza da vida de oração e o exercício da comunhão espiritual. Tudo isso para despertá-los e integrá-los à comunidade paroquial, estimulá-los a participarem das atividades religiosas, pastorais, sociais e caritativas da paróquia e fornecer-lhes pistas concretas para perseverarem.