Por Luiz Carlos Bittencourt

 

   Visando promover um diálogo sobre a Pastoral de Conjunto na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, aconteceu no domingo, 31 de julho, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), importante reunião entre a equipe diocesana da Pastoral Familiar e as linhas de pastorais e movimentos unidos pela família.  Coordenou o encontro o Pe. Valdecir Bressani (Assessor diocesano da Pastoral Familiar). Se fez presente também o Pe. Geraldo Macagnan, coordenador diocesano da ação evangelizadora.

   Disse Pe. Geraldo, “A Igreja não é só obra humana, mas também Espírito Santo, e está insistindo com veemência a questão da Pastoral Familiar. Existem diversas iniciativas contra os valores familiares. O que está sendo realizado aqui é de suma importância para buscar luzes para estas situações. O organismo só existe quando existe dinamicidade. Este trabalho é lento, mas vai necessitando de adesão. As famílias devem ser alimentadas com a Palavra de Deus. Devemos incentivar a criação de grupos de família com o subsídio da Pastoral Familiar. São pequenos grupos que realizam as grandes transformações. A Pastoral Familiar está se planejando, crescendo, se tornando forte. Assim dará respostas aos grandes problemas que as famílias estão vivendo”.

   As coordenações receberam um questionário preparatório em função da Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar a realizar-se nos dias 29 e 30 de outubro de 2011, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão). As perguntas estão relacionadas aos desafios, os valores familiares, as experiências das pastorais e movimentos com as famílias na Diocese, dentre outras questões.