Alunos das escolas municipais de Passos Maia(SC) participarão de um programa de estímulo ao empreendedorismo. A proposta do SEBRAE e prefeitura local é envolver mais de 500 crianças. O lançamento do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) ocorreu na última semana. O projeto será desenvolvido através de vários eixos abordarão diferentes temas e ações práticas voltadas a agricultura, principal atividade econômica no município.

Conforme análise do prefeito, Ivandre Bocalon, empreendedorismo não é exlcusivamente uma característica urbana. “Ser empreendedor não é só ser empreendedor urbano, pode ser rural, principalmente no nosso meio. O conhecimento é necessário. Nós precisamos nos qualificar. E ser agricultor é ser empreendedor rural”, destacou.

Projeto vai estimular mais de 500 alunos ao empreendedorismo em Passos Maia2
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Jhonatan Coppini

Para o desenvolvimento do Projeto mais de 40 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental estão recebendo capacitação do SEBRAE. Depois de treinados, os professores já iniciarão as atividades com os estudantes nas escolas, repassando informações através de um material de apoio, com apostilas fornecidas pelo próprio Sebrae a cada aluno. As metodologias utilizadas são diferentes para cada faixa etária. Mas todas têm como foco o desenvolvimento do espírito empreendedor.

Conforme a secretária de Educação de Passos Maia, Geni Mantovani, os resultados do curso serão percebidos ano após ano e a intenção é que todo aluno, até o final do ensino fundamental, passe por todos os módulos. São diversos eixos de trabalho.

A facilitadora do Sebrae, Odilene Ozelame, informou que o curso Jovens Empreendedores já atendeu cerca de 600 mil pessoas em todo o Brasil em dez anos. Considerou que os municípios que já tiveram contato com o projeto tiveram resultados encantadores. O fecho do trabalho culmina com uma feira, onde os alunos se mobilizam junto com os professores para mostrar o entendimento e evolução.

Explicou que em Passos Maia, além da formação aos professores, o Sebrae vai acompanha as fases de implantação e início das  atividades com os estudantes. Para o desenvolvimento do projeto, os alunos terão livros com textos informativos e atividades orientadas. O material foi  preparado pelo MEC (Ministério da Educação) e a equipe técnica do Sebrae nacional.