papagaio 1
  • Compartilhe no Facebook

Fotos: Jorge Cardoso/MMA

O Parque Nacional das Araucárias (PNA) localizado nos territórios dos  município de Passos Maia e Ponte Serrada, no oeste de Santa Catarina, recebeu a soltura de sete papagaios-de-peito-roxo, resgatados de cativeiro. O projeto de reintrodução da espécie pela ONG Instituto Espaço Silvestre, foi iniciado há mais de cinco anos.

O ato, no último dia 03, comemorou o Dia Mundial da Vida Silvestre,. que foi marcado  por uma série de eventos nos dois municípios que abrigam a Unidade de Conservação federal com 12.841 hectares. Além da entrega de panfletos e  atividades para crianças, em Passos Maia ocorreu um concurso de desenho que motivou ao público infantil as aves.

O projeto de reintrodução já devolveu 76 aves através de três solturas anteriores. A coordenadora do projeto, Dr.Vanessa Tavares Kanaan, informou que uma quinta soltura estará ocorrendo em 2017. “Hoje a comunidade local surpreendeu ao demonstrar, por iniciativa própria, sua alegria em receber os “roxinhos de volta ao lar”.

Nunca tivemos tanto orgulho do povo e do local escolhido para a reintrodução dessa espécie ameaçada de extinção. Parabéns ao povo de Ponte Serrada e Passos Maia por proteger a fauna que essa região tão especial abriga”, agradeceu a coordenadora.