Um feito que fica para história do sudoeste do Paraná, principalmente para o município de Chopinzinho, quando na manhã deste domingo (28) minutos antes de começar a Missa de Encerramento da Jornada Mundial da Juventude, um grupo de jovens de Chopinzinho, ofereceu uma cuia de chimarrão ao Papa Francisco, o qual passava no papamóvel na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. O santo padre aceitou a ideia e pegou a cuia de mate.

 

 

Gustavo Meloto, dono da cuia diz, “fomos felizes porque ele passou muito devagar. O interessante que quando ele viu a cuia, ele mandou parar o papamóvel, pediu o chimarrão”.

 

“Ele tomou o primeiro gole e gostou, falou que estava muito bom. E ele tomou toda a cuia, a qual estava cheia e afirmava muy bueno, muy bueno. Depois foi uma festa total”. Comenta Meloto ao descrever o momento em que o Papa aceitou tomar uma cuia de chimarrão.

 

Segundo Gustavo, a cuia está do jeito que o Papa entregou, “a gente nem desmanchou a erva ainda, esta do jeito que ele nos entregou, colocamos numa sacola e esta conosco aqui no ônibus”.

 

 

Dona Zulmira Meloto, mãe de Gustavo conta que sugeriu que o filho levasse uma cuia maior para a jornada, “eu falei para ele, leve uma cuia maior que essa é pequena. Não cabe muito chimarrão dentro dessa cuia”. Segurando a cuia que era para o filho levar, dona Zulmira diz estar emocionada pelo acontecido, “eu me senti muito feliz, emocionada”.

 

Os chopinzinhenses devem chegar ao município na noite desta segunda-feira (29). Participam 18 jovens do município que integram o grupo de 640 pessoas do sudoeste do Paraná na JMJ.

 

Segundo informações dos organizadores mais de 3,2 milhões de pessoas acompanharam a celebração da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude realizada na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, na manhã de domingo (28).