A revista internacional IEEE Transactions on Industrial Electronics do seguimento de eletrônica conhecida mundialmente publicou em sua edição online no dia 25 de março desse ano, um artigo cientifico de eletrônica de autoria do Palmense Mauricio Dalla Vecchia.

O artigo explica o estudo de uma nova topologia para conversores eletrônicos que realizam a conversão CA-CA de energia. A topologia “delta-aberto” foi baseada no trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentando por Dalla Vecchia em fevereiro de 2014, na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

O objetivo do estudo dessa topologia segundo ele é apresentar a ideia para um possível desenvolvimento de produtos que substituam os atuais transformadores que são utilizados em residências e em indústrias atualmente.

Em entrevista ao RBJ Dalla Vecchia destacou que foram meses de estudos com a supervisão de seu professor orientador Telles Lazzarim. Segundo ele os trabalhos foram encaminhados a revista várias vezes para revisão e posterior publicação “tive que escrever o artigo todo em inglês e provar tecnicamente que a ideia que estava no papel foi eu mesmo que criei” disse Dalla Vecchia.

A edição online para assinantes está disponível desde março no sitio da IEEE Transactions on Industrial Electronics. A edição impressa deve sair nos próximos meses. Filho dos Palmenses Vanderlei Dalla Vecchia e Rosane Ana Lipka Dalla Vecchia; durante a infância viveu em Palmas e estudou no Colégio Bom Jesus. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursando mestrado na área, atualmente Mauricio reside em Florianópolis.