Os atuais cenários de mercado e fitossanitário do setor produtivo da maçã integram a pauta de trabalhos da próxima reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados, marcada para a próxima semana.

Para expor as questões que afetam a atividade, estará presente o produtor palmense, Ivanir Dalagnol, que é presidente da Frutipar – Associação dos Fruticultores do Paraná e Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maça – ABPM.

A discussão foi sugerida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB/RS) que apresentou requerimento para que  a referida Comissão promovesse  Audiência Pública para debater temas relacionados à cadeia produtiva da maçã.

Ao RBJ, Dalagnol informou que atendendo ao convite da CAPADR estará apresentando alguns pontos que estão interferindo na atividade desenvolvida em Palmas, sul do Paraná, realidade igualmente enfrentada pelos produtores dos três Estados do Sul. Antecipou que falará sobre Seguro Agrícola e sobre a doença Cydia Polmonella, que com entrada entrada da maçã argentina no mercado nacional, ameaça o controle já realizado nos pomares brasileiros.

A Audiência está marcada às 14h30, no Plenário 06, do Anexo II, da Câmara dos Deputados, com transmissão via internet e, possivelmente, pela TV Câmara.