No dia 08 Outubro, será realizada em Palmas, sul do Paraná, uma etapa da Caminhada Internacional na Natureza. O Projeto Turismo Rural da Emater envolve também a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão social(Anda Brasil). A programação foi anunciada na manhã de hoje(11) a diretores municipais e representantes de entidades que participarão da organização da atividade.

1505153703
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Josiane Almeida

Conforme a Diretora do Departamento de Turismo, Carine Ambrósio, a atividade será desenvolvida em dois percursos, incluindo a sede da Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e as dependências da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada. O trajeto leva o nome de “Circuito a Soberana dos Campos de Palmas”.

Explicou que as caminhadas buscam promover a agricultura familiar melhorando a renda do pequeno produtor. Como em Palmas, as propriedades são distantes, optou-se por fazer o circuito no perímetro urbano, conservando a proposta de um contato com natureza. Junto ao terreno do IAPAR está o Parque Estadual Ambiental e na própria Estação Experimental, os participantes poderão conhecer algumas variedade de frutíferas como pera e maçã, além do belíssimo visual dos lagos do local.

iapar
  • Compartilhe no Facebook

Lagos do Iapar/Foto: Ivan Cezar

Será possível ainda conhecer um  pouco da história de Palmas, caminhando por estradas utilizadas pelos tropeiros e de ligação intermunicipal, ainda terão oportunidade de conhecer os campos de treinamento militar e apreciar a vasta vegetação que margeia o rio Caldeiras um dos principais do município e que abastece os reservatórios de água da Sanepar, que distribui água potável à população.

A programação terá início às 07h00 com um café colonial, por adesão, ao valor de valor R$10,00. Na sequência, às 07h45, abertura e alongamento e às 08h00 início da caminhada.  A partir das 11h30, será servido almoço, ao valor de R$ 20,00, igualmente por adesão. Após o encerramento da caminhada, terá apresentações artísticas e sorteio de brindes. Os presentes poderão fazer compras de produtos da Feira do Produtor, artesanato e cerveja artesanal.

As inscrições poderão ser feita pela internet, tanto pelo site da Prefeitura de Palmas, ou através do Ecobooking e no ponto de atendimento da Prefeitura na praça central. Os participantes que quiserem, poderão doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue à Assistência Social do município.

Atualmente, os Esportes Populares são praticados em 54 países com a normatização internacional do Internacionaler Volksporter Verbunder(IVV), com sede na Alemanha.