por Ivan Cezar Fochzato

 

Está sendo realizado em Palmas, Paraná, o I Encontro de Licenciaturas do IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). Desde a tarde de quinta-feira (18) diretores gerais e de ensino dos 14 campi existentes no estado do Paraná, discutem temas ligados às licenciaturas, bem como as diretrizes para formação de professores. A organização curricular dos cursos e um programa de incentivo às licenciaturas também estão em debate.

O Pró-Reitor de Ensino Ezequiel Westphal, destacou que o objetivo principal do encontro é promover uma ampla discussão a respeito do perfil e do papel das licenciaturas para que possam ser criados cursos de excelente qualidade de ensino, através de uma proposta inclusiva que sirva a toda a sociedade paranaense. Salientou que a formação de professores é a grande proposta do governo federal para os Institutos, bem como, o grande compromisso da instituição com as redes publica municipal e estadual de educação.

A proposta do IFP R, conforme prof. Ezequiel, é que em todas as unidades possam ser criados cursos delicenciatura que tenham a estrutura necessária com condições de contribuir para melhoria da qualidade educacional no Paraná. “Temos ciência do nosso compromisso social na formação de professores, por isso que o Instituto está se encontrando para a definição de estratégias comuns, capazes de levantar as demandas regionais de educação”, destacou o Pró-Reitor.

 

A diretora do campus Palmas, Dra. Ivania Marini Piton, salientou que Palmas têm uma vasta experiência na área de licenciaturas, por conta da trajetória de mais de 40 anos formando professores e que o Instituto Federal herdou com a federalização do UNICS. Destacou que institucionalmente todos os campi do IFPR deverão ofertar cursos de licenciaturas, conforme prevê o estatuto do Instituto Federal, sendo que atualmente apenas Paranaguá e Palmas ofertam licenciaturas. “Estamos felizes em sediar o primeiro encontro, pois é uma valorização da Reitoria pela experiência que já temos nessa área”, salientou Dra. Ivania.