por Ivan Cezar Fochzato ( atualizada às 10h30)

 

Apesar de não ter ocorrido no perímetro urbano, a primeira geada do ano de 2012 foi registrada em Palmas, Paraná, na madrugada/manhã desta quarta-feira (28). Havia previsão de temperaturas ainda mais baixas na no perimetro central de Palmas, o que não se confirmou, ficando na casa dos 5.2 graus Celsius. A estação do IAPAR, localizada no Bairro Aeroporto mediu temperatura de 3.8 graus em ambiente e – 2.2 na temperatura de solo.

 

Já às margens da PRC 280, há aproximadamente 2 Km, do Trevo da Codapar, em direção ao Horizonte, a geada apareceu a partir da temperatura ambiente 2.2 graus. A mediação foi feita pelo o geólogo, Geraldo Barfknecht, que realiza estudos e pesquisas climáticas em Palmas desde 1975, com equipamento de precisão.
 
 
Conforme ele, na região do Horizonte, numa altitude de 1.329 metros, os termômetros marcaram -1.4 Celsius, temperatura de ambiente que pode ser considerada a mais baixa do estado do Paraná, no primeiro efeito da massa de ar polar presente sobre o sul do país, nesta quarta e quinta-feira(28).

 Destacou o geólogo que devido ao vento, não houve  maior queda da temperatura hoje aqui em Palmas, salientando que a ocorrência de geada em março é mais rara  que em novembro e dezembro como já ocorreu em 2011. “É  curioso que, assim, temos uma no verão e a primeira do outono, já em março, fenômeno  raro em se tratando de ondas que não vem da Antártida, mas do Pacífico. Ao contrrio das comuns,  essa é  chamada de Massa de Ar Continental.

 

Chamou atenção para o registro nos  Campos de Palmas feitos pela  estação da EPAGRI em Água Doce, próxima a divisa, localidade de Soledade, a mínima foi de – 1.4, uma das mais baixas hoje do pais (mínima -1.1 no Morro da Igreja, abaixo do ponto mais frio do RS com 2.9 graus em São José dos Ausentes, Urupema e São Joaquim ficaram em torno de zero grau.

 

Nos  Campos de Palmas,  a combinação de temperatura em torno de 1 grau com  rajadas de vento de 30 Km/h,  a sensação térmica (combinação sem a umidade relativa) foi de  14 graus negativos.