por Ivan Cezar Fochzato

 

Tem início nesta na noite desta quinta-feira(11) em Palmas o IV Fórum Municipal de Cultura. Até o próximo dia 14 estarão ocorrendo palestras e apresentações de dança, música, teatro e cinema. O evento mostrar também uma exposição de peças do acervo do Museu do Contestado, da cidade catarinense de Irani.

 

Promovido pela Divisão de Cultura e Turismo do município, o Fórum vai tratar da diversidade cultural sob as mais diferentes formas de expressão. As atividades estarão sendo realizadas no Salão Nobre do CPEA( Centro Pastoral , Educacional e Assistencial Dom Carlos, com exceção, dos filmes que estarão sendo exibidos numa sala móvel que estará instalada na Praça do Senhor Bom Jesus.

 

A abertura oficial do Forum está prevista para asa 19h30, antes porém haverá o credenciamento dos participantes. Para esta quinta, logo após a execução dos hinos por parte da Escola Nascer para a Arte, haverá apresentação da Escola de Ballet Monica Pontes e uma peça de teatro com o grupo Gayatri, com o título “Memórias do Oriente”.

 

No dia 12, as atividades começam às 08h30, com a apresentação de violinos e flautas dos alunos da Escola Municipal Nascer para Arte e depois começa a palestra sobre Educação e Diversidade Étnico-racial, pelo professor Carlos Paixão. No período da tarde haverá as apresentações artísticas dos CMEIs, Viola Capira com Telles Jr e Felipe. Na sequência, A Escola Municipal Nascer para Arte faz outra demonstração de Teclado e o professor Nivaldo Santos Arruda fala sobre a História da Cultura Afro-brasileira. À noite as atividades prosseguem a partir das 19h00 com a apresentação cultural e artística do Grupo de Acordeons da Escola Nascer para Arte.

 

Ainda na noite do dia 12 haverá o lançamento do livro Páginas da Vida de Um Campeiro, que trata da história de Palmas pelos pioneiros, da escritora Maria José Bauer Ribas, membro da Academia Palmense de Letras e a palestra do historiador Vicente Telles sobre o tema Contando o Contestado.

 

Nos dias 13 e 14 a população poderá assistir a vários filmes do projeto Cinetransformer, que é uma unidade móvel com capacidade para 92 pessoas sentadas.No sábado e domingo serão apresentados os filmes nacionais Menino da Porteira, Nosso Lar, As Melhores Coisas do Mundo, Saneamento Básico, O Bem Amado, Se Eu Fosse Você 2 e Besouro. As sessões acontecerão várias vezes ao dia, a partir das 11h30 e também será gratuita com distribuição de pipoca e refrigerante.