O diretor do Departamento de Indústria e Comércio de Palmas, sul do Paraná, Antonio Plates de Oliveira, destacou a necessidade urgente de se criar novos parques industriais para receber novos empreendimentos. Também falou sobre atividades no município; do projeto de ampliação da multinacional Biotee  e da possibilidade de nova planta do frigorífico Palmali no município.

 

NOVOS PARQUES INDUSTRIAIS

Ao realizar um balanço de atividades no primeiro semestre,  Plates  falou na Rádio Club que para atender emergencialmente aos empresários a prefeitura vem buscando parcerias com donos de barracões industriais para realizar intermediações de aluguéis para que duas ou mais empresas possam utilizar o mesmo espaço. Conforme ele, para resolver essa demanda, a proposta é construir pelo menos dois ou três espaços menores em locais diferenciados próximos ao perímetro urbano ao invés de um área grande em local distante que necessite altos investimentos em infraestrutura.

Apesar de informar que momentaneamente o município não dispõe dos recursos financeiros para aquisição das áreas, Plates acredita que até o final do ano pelo menos um  espaço deverá ser adquirido para permitir a implantação de barracões industriais obtidos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) do governo federal. Conforme ele, pelo menos três novas indústrias deverão iniciar em breve suas atividades nos setores de artefatos de cimento; têxtil(confecções) e processamento de metais, ou seja, reaproveitamento de sucatas automóveis e outros equipamentos.

 

BIOTEE SUL AMÉRICA

Em relação ao já anunciado investimento da multinacional Biotee na ampliação de sua unidade de produção de matéria prima para a indústria farmacêutica, informou que houve  necessidade de alteração do projeto originalmente definido, uma vez que, os empresários não conseguiram adquirir um terreno pretendido. “Nos próximos dias os diretores da empresa holandesa deverão estar no município para anunciar um novo projeto”, salientou.

 

PALMALI

O diretor de Indústria e Comércio também falou sobre a possibilidade de investimentos em uma nova planta industrial do Frigorífico Palmali, que já detém uma unidade no município. Conforme Plates os diretores da empresa estão  fazendo uma série de estudos de viabilidade  de  transferir o complexo hoje em operação no norte do estado para Palmas. Conforme ele,  a probabilidade dos investimentos serem ampliados no município são bastante grandes, mas que não há nada definido neste sentido.