O município de Palmas, sul do Paraná, irá terceirizar a estrutura de fibra ótica do Projeto Cidades Digitais. A Lei que autorizou o procedimento foi publicada no Diário Oficial(DIOEMS) nesta sexta-feira(16). A concessionária, a ser escolhida através de licitação, deve ser especializada em serviços de telecomunicações em rede de internet e assumirá uma série de atribuições, tais como, manutenção da rede instalada e futuras expansões; aumento anual da capacidade de banda de Internet e pela manutenção dos licenciamentos necessários ao funcionamento da rede. A concessionária poderá utilizar parte da estrutura para exploração do serviço.

palmas1
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Centro de Palmas/PR. Foto: Ivan Cezar Fochzato

O Cidade Digital, Programa do Governo Federal, entrou em funcionamento no município no ano passado para a modernização da gestão pública através da infraestrutura de conexão entre os órgãos públicos e o acesso à população a serviços públicos. Ainda em 2012, o município foi um dos oito paranaenses – dentre entre os 80 brasileiros – selecionados pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações para receber  o projeto.

O projeto foi apresentado ao Ministério das Comunicação pelo vereador, Marquinhos Gomes e pelo Analista de Sistema da prefeitura, Valdecir Detoni Júnior,  ambos  designados pela administração do município para encaminhamento e acompanhamento do processo.

O investimento pelo governo federal foi de R$ 10 milhões de reais. Atualmente todos todos os órgãos do poder público municipal, como escolas e unidades de saúde, estão integrados a rede. A população tem acesso gratuito através de pontos de sinal instalados na Praça do Senhor Bom Jesus, Parque da Gruta e Terminal Rodoviário.