A comunidade palmense celebrou, nesta terça-feira, 6, o Padroeiro Senhor Bom Jesus da Coluna, com a 158ª festa. Dom José Antonio Peruzzo presidiu a celebração, concelebrada pelo Pe. Leandro Oldra Sustiço (pároco), Pe. Andrélisson Antonio Neckel (vigário), o Pe. Marcelo Holdefer (Reitor do Seminário Menor São João Maria Vianney – Palmas) e o Pe. Pedro Moreschi. A Catedral estava tomada de fiéis que participaram ativamente da celebração animada pela dupla caipira Raiz e Sertão, do programa 100% Caipira na TV Aparecida-SP. Mesmo sendo litúrgicos, os cantos da missa lembravam o estilo da música raiz, cantadas há décadas pelo público e interpretadas por Tunico e Tinoco.

Na Catedral, a programação religiosa iniciou no dia 28 de julho com o primeiro dia da novena. No Centro Pastoral, várias atividades sociais foram realizadas, dentre elas buffet de sopa, pastelada e a festa do dia do padroeiro. Também houve jogos de cavalinho, pescaria e o leilão de gado.

O título “Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas”, foi escolhido pela ocasião da chegada dos Bandeirantes em agosto de 1936 e pelo Padre Ponciano de Araújo devido ao fato de 06 de agosto ser o dia do Senhor Bom Jesus.

Ao nome foi acrescentado o termo “Coluna”, como motivo de rememorar o episódio do açoitamento de Jesus Cristo, amarrado a uma coluna no Palácio de Pilatos. Senhor Bom Jesus da Coluna, além de Padroeiro de Palmas é também padroeiro de toda a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.